Van Vleuten tem gesto de campeã com Amy Pieters
A campeã mundial de estrada angariou 17 mil euros num evento solidário e entregou metade desse valor à Fundação Amy Pieters.

Após iniciar a época de 2022 a ganhar a Semana Valenciana com uma recordação da amiga Amy Pieters na manga do maillot, Annemiek van Vleuten teve mais do que um gesto simbólico no apoio à colega de seleção com uma doação em dinheiro.
A campeã mundial de estrada angariou 17 mil euros num evento solidário e entregou metade desse valor à Fundação Amy Pieters. O restante irá para o projeto “Bikes4Masai”, que leva bicicletas à população Masai, no Quénia, evitando que as crianças caminhem longas distâncias até à escola.
More then 17.000 euro for @AmyPieters Bikes4Masai! Thanks all for coming and donating! 💪 pic.twitter.com/GA5nndwjYd
— Annemiek van Vleuten (@AvVleuten) November 19, 2022
Quanto a Amy Pieters, está em pleno processo de recuperação. Um lento e doloroso processo devido aos danos neurológicos causados por um acidente enquanto treinava em dezembro de 2021. Após vários meses em coma, a tricampeã mundial na pista começou por reaprender a respirar, depois a mover-se e a comer. A atividade cerebral tem vindo a aumentar e uma reportagem do canal público neerlandês NOS mostrou em junho como Amy Pieters está a ser cuidada pelos pais e os desafios que enfrenta.
A antiga ciclista da SD Works dá alguns passos, mas ainda se expressa com dificuldades. A cumprir-se quase um ano desde o acidente que lhe mudou a vida, Amy Pieters sabe que por curtos que sejam os passeios, com amigas como Van Vleuten jamais caminhará sozinha.
A corredora da Movistar continua a preparar a nova temporada onde aponta a repetir as vitórias no Giro Donne e no Tour de France Femmes. Esse seria o segundo bloco do ano, já que o primeiro tem como objetivo estar forte na Volta à Flandres, clássicas das Ardenas e Vuelta a Espanha, que em 2023 se disputa em maio.

